O que é Observatório Social?

O Observatório Social de Piracicaba é uma plataforma que concentra dados, diagnósticos e pesquisas da cidade de Piracicaba e região provenientes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e de outros órgãos e instituições governamentais e não-governamentais.

O observatório segue uma tendência brasileira, apontada nos documentos normativos básicos das políticas públicas, que reconhece a importância de seu embasamento em informações sistematizadas. Sua importância dá-se também pela amplitude dos dados disponibilizados, pela possibilidade de encontrá-los em um mesmo lugar, com linguagem acessível, possibilitando à sociedade realizar uma leitura da realidade do município; favorece-se, assim, a transparência, o exercício da cidadania e o controle social.

A sistematização dos dados por meio dessa plataforma tem a função de apoiar o planejamento das estratégias de redução das vulnerabilidades sociais através integração das áreas de assistência social, justiça, trabalho, educação, saúde, direitos humanos, segurança, cultura, esporte, lazer e turismo. As informações disponíveis subsidiam as ações das organizações públicas e privadas, de modo que possam definir estrategicamente suas políticas, auxiliando-as nos processos de tomada de decisões, planejamento e responsabilidade social; auxiliar o trabalho de pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa; e disponibilizar informações sobre a referida temática para que a população possa conhecer a realidade socioterritorial do município, bem como reivindicar políticas públicas que visem à melhora na qualidade de vida da população.

O observatório é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social por meio da Superintendência de Gestão do SUAS – Coordenadoria de Vigilância Socioassistencial.

E-mail: smads.vigilancia@piracicaba.sp.gov.br

Telefone: (19) 3417-8000 (Smads)

Endereço: R. Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900 – Centro – Piracicaba – SP, 13400-270