2 - REDE SOCIOASSISTENCIAL
Projeto – Diálogos na escola
CRAS MÁRIO DEDINI/CCInter Algodoal
1.Tema: Diálogos sobre violência nas escolas – bullying e cyberbullying.
2.Introdução:
A escola é um ambiente de múltiplas experiências, tanto nos aspectos formais de aprendizagem, onde acontecem os processos iniciais de alfabetização, até o desenvolvimento das mais complexas habilidades. Espaço também de relações de sociabilidade e vivências grupais as mais variadas, sendo assim lugar de construção de muitas memórias, de aprendizagem e afetivas, podendo estas serem boas, como também ruins.
Como todos os espaços de convivência humana, a escola é perpassada pelo fenômeno da violência, podendo esta ter várias formas de manifestação, fato este gerador de amplas dificuldades, tanto por não haver uma única definição sobre violência escolar, considerando-se suas múltiplas formas de expressão, como também pelas diferentes maneiras de ser compreendida, sendo aspectos consideráveis a localização geográfica, que envolvem o espaço físico da escola, mas também o trajeto para a mesma, lugares externos que dizem respeito a atividades escolares, como festas e eventos, e até mesmo acontecimentos no território de moradia dos alunos e que tenham haver com conflitos originados no ambiente escolar. (Stelko-Pereira; Williams, 2010)
Considerados como categorias específicas de violência, estão o bullying, entendido como um tipo de violência que acontece entre pares, por pessoas de uma mesma esfera social, envolvendo perseguição a outra pessoa, sem que esta tenha feito qualquer tipo de provocação, de modo a ser uma violência intencional e repetitiva, que com características de maior incidência nas escolas estão a violência verbal e psicológica, mas podendo ser também física e sexual. Já o fenômeno do cyberbullying, tem como aspecto diferente, o uso da rede e outras tecnologias como meio para as mesmas formas de violência que são cometidas presencialmente no bullying, sendo uma extensão deste, porém, sendo importante a consideração de uma maior proporção de exposição, devido às redes não terem limites geográficos e maior rapidez na propagação de informações. Outro fator de destaque para o fenômeno do cyberbullying é o nível de exposição nas redes, fenômeno da contemporaneidade, em que crianças, adolescentes e jovens, têm, o que os autores chamam de vida híbrida, metade presencial e metade online, contribuindo com essa maior exposição, com as possibilidades de maior número de ataques virtuais. (Stelko-Pereira; Barroso, 2023)
3.Justificativa:
Levando em consideração a demanda em relação à violência e a necessidade de diálogos relacionados à mesma, buscando que essas violências não venham ser motivo de frequência irregular e evasão escolar, bem como considerando as dificuldades das famílias em trabalhar tais problemas, em consonância com a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais, que prevê o trabalho de prevenção no território por parte do CRAS, percebe-se a necessidade do desenvolvimento deste diálogo junto as escolas.
4. Objetivos:
Estabelecer diálogos sobre o fenômeno da violência nas escolas, e mais especificamente sobre “bullying” e “cyberbullying”, buscando propiciar no ambiente escolar um espaço de fala sobre as experiências dos alunos, bem como estabelecer trocas que relacionem tais experiências com a literatura concernente ao assunto.
5. Metodologia:
Procedimentos: Um encontro para roda de conversa com cada turma do ensino médio na própria sala de aula.
Público Alvo: Adolescentes e jovens, alunos do ensino médio.
Local: Escola Estadual Prof.ª Abigail de Azevedo Grillo – 16/05/2024
5.1 Técnicos responsáveis: Assistentes Sociais e Psicólogos.
Gilmar Galdino da Silva
Psicólogo
CRP 06/169490
Débora Moraes
Psicóloga
CRP 06/185413
Mariele Vitoria Costa Gaiad
Estagiaria de psicologia
Maria Aparecida Catarino Bertaia
Coordenadora do CRAS
Assistente Social
Referênciasbibliográficas:
STELKO-PEREIRA, Ana Carina; WILLIAMS, Lúcia Cavalcante de Albuquerque. Reflexões sobre o conceito de violência escolar e a busca por uma definição abrangente. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 18, n. 1, p. 45-55, 2010.
STELKO-PEREIRA, Ana Carina; BARROSO, Sabrina Martins. Organizadoras TARCIA, Rita Maria Lino; MORAES, Sílvia Helena Mendonça de; NASCIMENTO, Débora Dupas Gonçalves do. Escola e redes sociais nas adolescências e juventudes. Campo Grande, MS: Fiocruz Pantanal 2023. 57p.
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