2 - REDE SOCIOASSISTENCIAL

Um Cuidado com quem cuida

Tema: Um Cuidado com quem cuida.

Local: Escola Estadual Luiz Gonzaga de Toledo – Parceria com o CRAS Mário Dedini e CCInter Bosques do Lenheiro.

Justificativa:

Levando em consideração a demanda apresentada pela escola em relação aos alunos com problemas por frequência irregular e buscando evitar a evasão escolar, bem como buscando compreender as dificuldades das famílias em trabalhar tais problemas, em consonância com a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais que prevê o trabalho intersetorial e de prevenção pelo CRAS, percebe-se a necessidade do desenvolvimento deste trabalho a fim de evitar uma possível violação de direitos.

Público alvo:

Os grupos serão compostos pelos responsáveis de alunos que apresentaram problemas com faltas.

Objetivos:

Formação de grupos a fim de trabalhar com os responsáveis a importância do ambiente escolar na formação dos adolescentes e jovens enquanto cidadãos. Tendo como objetivo possibilitar espaços de diálogo que fortaleçam a ideia de habitar os espaços públicos enquanto sujeitos de direito, visando que os responsáveis possam participar do processo de formação destes alunos enquanto incentivadores, questão que remete a compreender qual o lugar da escola e ou educação (formal, não formal e informal) na formação desses responsáveis enquanto sujeitos, por meio de grupos que permitam o relato de suas histórias e as trocas de experiências, permitindo que valorizem suas vivências e recursos internos e o fortalecimento dos laços sociais.

Temas a serem abordados:

Encontro: acolhida, dinâmica de apresentação: Apresentação do trabalho aos participantes. Conto: As Rãs e o Pintassilgo (Ruben Alves). Solicitar aos participantes um relato (educação em sua história de vida) para o próximo encontro.

Encontro: roda de diálogo para troca de experiências a respeito do lugar da educação na vida dos participantes, em seus vários aspectos. Conto: O espelho (Machado de Assis) – Diálogos a partir do conto pensando nos responsáveis enquanto incentivadores.

3° Encontro: oficina de sucata. Trabalhar com o resgate dos processos identitários dos participantes do grupo, potencial criativo, autonomia, socialização. Trabalhar com o grupo os aspectos da história de vida.

4º Encontro: No trabalho de fechamento do grupo: retrospectiva, propor brincadeiras populares (passadas de geração em geração como um aspecto da educação e apontando sua importância) Encerramento com a história estrela de Laura.

Previsão e duração:

1° Encontro: 20/06/2024 das 19h00 às 20h30

2° Encontro: 27/06/2024 das 19h00 às 20h30

3° Encontro: 04/07/2024 das 19h00 às 20h30

4° Encontro: 01/08/2024 das 19h00 às 20h30 o